Max da Mata iniciou sua trajetória política em 1999 na militância jovem do antigo PFL. Candidatou-se pela primeira vez nas eleições de 2000 ao cargo de vereador de Vitória, porém não se elegeu. Foi eleito pela primeira vez em 2008, quando disputou pela terceira vez, se tornando um dos vereadores mais jovens da casa, com 3.877 votos. Atualmente está no seu terceiro mandato.
Fora do Poder Legislativo, seu mais recente cargo foi o de secretário de Estado de Esportes e Lazer do Espírito Santo, no primeiro semestre de 2017. À frente da Sesport-ES, resgatou e ampliou o projeto Campeões de Futuro, apoiou os Jogos Escolares e firmou parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para fortalecer o esporte capixaba.
É formado em Administração e Direito, diplomado em Teoria Política e Gestão Pública em Santiago (Chile) e participou de diversas atividades e cursos sobre Política e Administração Pública no Brasil e no exterior.
Como vereador, aprovou importantes leis na área de Bem Estar Animal, foi relator da CPI do Passivo Ambiental de Camburi e participou ativamente da discussão em torno da regulamentação do Uber no município. Como presidente da Comissão de Finanças, debateu as finanças do município e a necessidade de uma gestão mais eficiente e responsável com os recursos públicos. É autor da lei 8.121/2011, que estabelece a guarda responsável dos animais de estimação em Vitória e da lei 7.910/2010, que determina a esterilização gratuita de cães e gatos, executada pela Prefeitura, como medida de saúde pública e controle de zoonoses.
Em 2005, Max da Mata foi convidado pelo governador Paulo Hartung a integrar a sua equipe de governo. Durante os primeiros seis meses, foi subsecretário de Esportes e em seguida foi convidado a assumir a subsecretaria de Administração da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Em junho de 2010, disputou as eleições para o Governo do Estado ao lado de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), como candidato a vice-governador.
Max da Mata ocupou o cargo de secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória em 2012 e, em 2015, foi secretário de Meio Ambiente de Vitória. Nesse período, coordenou o projeto cicloviário do município, renovou o parque de iluminação pública gerando economia para os cofres públicos e também propôs a criação de Unidades de Conservação para o município, entre outras importantes ações.