André Luiz Moreira nasceu em 13 de novembro de 1972, é casado com Elisangela Melo e pai de 2 filhos: Joana e Manoel. André é irmão de Zé e Kátia Moreira, filho da dona Geny e do seu Lilito, falecido em 2001.
A militância política é inspirada na família. Desde a infância acompanhava a mãe em ações de assistência social às crianças e idosos em abrigos de comunidades carentes. Aos 14 anos, passou a liderar e organizar o movimento estudantil na luta pelo passe livre no transporte público.
Advogado desde 1996, tem grande experiência na Justiça Trabalhista, tendo defendido por muitos anos o Sindicato dos Portuários (Suport), o Sindijornalistas e o Sindaema (Água, Esgoto e Meio Ambiente), e atualmente advoga para o Sindibancários. Também presidiu a Comissão de Direitos Humanos e a Secretaria Geral da OAB ES, e ainda, foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Criad).
Ao longo de sua trajetória, como advogado ou militante, atuou em casos como a tortura nos presídios, o grampo na Rede Gazeta, o crime ambiental do rompimento da barragem de Mariana, no Vale do Rio Doce, a poluição do pó preto na Grande Vitória, as lutas do Movimento Negro, das mulheres, da população LGBTQIAP+, ocupações escolares e greves de trabalhadores.
Em 2014, entrou no Psol para colaborar com o crescimento do partido no estado. Em 2023, assumiu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Vitória, como suplente do mandato de Camila Valadão, eleita deputada estadual.