Dárcio Bracarense tem 45 anos, é casado e pai de duas meninas. Técnico em Marketing e graduado em História, mas afirma que o professor Olavo de Carvalho teve a maior contribuição em sua formação.
Cristão e conservador, é cofundador do movimento Nas Ruas Contra a Corrupção em 2011. No movimento comunitário, atuou como Coordenador Geral e de Segurança da Associação de Moradores de Jardim da Penha, onde desenvolveu uma série de ações como um aplicativo para o “Rede Comunidade Segura” que contribuiu com uma acentuada queda dos índices de criminalidade. A PM parou de usar o aplicativo por determinação do governo socialista por razão absolutamente política.
No setor público atuou como Gerente de Controle Ambiental e Subsecretário de Meio Ambiente em Vitória. Durante este período, Vitória viu reduzir em mais de 50% a poluição atmosférica e a mitigação do impacto gerado por incríveis 40 milhões de litros de esgoto lançados no mar todos os dias. Membro do Comitê de Simplificação, ampliou o número de licenças ambientais em 550% e, em seguida, eliminou a existência de licenças e alvarás para comércios de até 200 m².
Na Câmara Federal atuou como Assessor Técnico da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Coordenador de Estratégias da Deputada Carla Zambelli (PL/SP) e Chefe de gabinete do Deputado Federal Coronel Meira (PL/PE). Dárcio também foi o Secretário Geral da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção do Congresso Nacional nos anos de 2023 e 2024.