Luiz Paulo Rodrigues de Amorim nasceu em 18 de junho de 1954, no distrito de Nova Mantua, cidade de Alfredo Chaves. Veio para a capital Vitória com sua família aos 11 anos e se instalou no bairro Itararé, onde mora até hoje. Ainda jovem participava das atividades promovidas pela Igreja Católica em seu bairro e ali conheceu mais de perto as necessidades daquela região. Seu compromisso e envolvimento com a comunidade proporcionou que assumisse a presidência da Associação de Moradores por diversas oportunidades, onde contribuiu com muitas conquistas.
Casado com Ana Effgen, pai de Ivie e André e avô do Miguel, Caio e Benício, Luiz Paulo Amorim é graduado em Economia e aposentado da Cesan, onde trabalhou durante 34 anos e ocupou o cargo de vice-presidente em 2003. Seu currículo conta também com passagens em empresas como Vale do Rio Doce e Telest. Luiz Paulo Amorim iniciou sua trajetória política em 1988 ao ingressar no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, em outubro de 2000, foi eleito vereador pela primeira vez para assumir o mandato de 2001 a 2004.
Na Prefeitura Municipal de Vitória exerceu o cargo de subsecretário de Geração de Emprego e Renda e, no Governo do Estado, foi diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem). Retornou à Câmara Municipal de Vitória como suplente em 2013. Em 2016 filiou-se ao Partido Verde (PV) e foi eleito vereador de Vitória para atuar de 2017 a 2020. Foi reeleito para o mandato de 2021 a 2024. Em 2022 filiou-se ao Partido Solidariedade.